Pages

sábado, maio 05, 2012


A diferença entre jardim francês e inglês


É muito comum vermos jardins de flores nas entradas de casas, nos fundos e até nas laterais, algo que deixa seu ambiente mais atraente e charmoso de maneira que chame atenção a admiradores. Um jardim em sua fachada causa um impacto e um efeito maravilhoso, como se sua residência fosse uma obra de arte viva.


Muitos também aderem a modelos europeus de jardins franceses e ingleses, aí vem uma dúvida: qual a diferença entre eles? Ambos têm qualidades, efeitos e designs diferentes, trazendo a beleza, o perfume e as cores vivas das flores. Montar um jardim francês ou inglês requer uma atenção dobrada pois eles são muito diferentes um do outro - mas ambos são de muito bom gosto.


Estima-se que o jardim francês surgiu com o estilo renascentista do século XVII, época que os jardins passaram a fazer um papel fundamental da arquitetura monumental, sempre usando chafarizes, fontes, lagos, estátuas e pérgolas em sua estrutura. Uma característica importante do jardim francês é a topiaria, que é a poda escultural das vegetações. Linhas simétricas, retas, a organização e a perspectiva também são alguns pontos importantes desse estilo, bem explicados pelos paisagistas.


Na modernidade, o jardim francês ficaria maravilhoso em espaços pequenos, pois sua característica monumental pode ser adaptada para esses espaços. Por causa de sua simetria, a topiaria é caracterizada em pequenas áreas, como um jardim francês garante.

Sugestões de plantas:

Tuias, topiarias com buxinhos, rosas, viburnos ou murtras.

O jardim inglês apareceu após o francês e derrubou os parâmetros do renascentista. Eles esbanjam muito romantismo e não interferem na natureza, preservando o livre desenvolvimento das espécies sem podas, isso possibilita a originalidade da planta, dando o formato maciço colorido com flores variadas ou grupos isolados de árvores e arbustos sem simetria ou ordem, causando um efeito mágico no ambiente, ótimo para relaxar e conversar.


Sugestões de plantas:

Qualquer espécie (não tropical) que possa ter seu desenvolvimento natural, sem podas, como árvores em geral, jasmim, gerânios, lavanda, agapantos e margaridas.

Lembre-se do cuidado e dedicação que você deve ter com seu jardim, veja também a adaptação de cada espécie pois o clima do Brasil é bem diversificado, assim você poderá formar um belo jardim no estilo europeu, trazendo encanto a toda vizinhança.
2 Comentários

2 comentários:

Alessandra Cerqueira disse...

Muito esclarecedor para mim que não sabia a diferença entre ambos.

Mas minha escolha sempre será o Jardim Ingles

Abraços e bom domingo
Ale

Interflores disse...

Nos sentimos lisonjeados por trazer o conhecimento á você Ale. Realmente o jardim inglês é lindo! Obrigado pela visita em nosso blog.Aproveitando a oportunidade,nos siga no twitter e convide seus amigos! Beijo e obrigada.

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t