Pages

quarta-feira, abril 25, 2012


Hortinha Caseira


Nossos avós tinham o costume de cultivar legumes, verduras, temperos e frutas no quintal, e dali eles tiravam os alimentos fresquinhos para a família, produzidos em casa. Pois hoje em dia tudo se tornou muito monótono e sistemático - ir ao mercado comprar as frutas, verduras e legumes sem dar o seu devido valor. É sempre bom voltar as origens e aprender a prática do cultivo para distração e consumo.


Para ter uma hortinha orgânica em casa não é tão simples, até por que se deve ter uma observação minuciosa para que você não colha antes da hora ou deixe passar do tempo. É bom lembrar que você deve variar o plantio na sua horta, se você já plantou alface em um lugar, não deve repetir a mesma verdura ou legume, varie um pouco para cenouras, ervilhas e feijão-vagem.


Mantenha sempre sua hortinha bem organizada e bem equilibrada, ela consegue ser mais resistente a pragas ou doenças. Proteja sua horta com os chamados remédios verdes, que são sucos e chás feitos de plantas para combaterem insetos e doenças.

Tenha sempre em mãos os adubos verdes, compostos orgânicos feitos de borra de café, casca de ovo, restos de comidas e frutas. Com esse composto, sua hortinha estará mais nutrida, deixando o terreno bem fértil de maneira que as hortas produzam verduras, frutas e legumes. Comece a ensinar a sua família sobre os alimentos e o trabalho em família, será muito divertido e saudável pra todos vocês.
2 Comentários

2 comentários:

lilian disse...

Amei o post, em minha casa também cultivo hortas, tenho pés de couve, que inclusive estão enormes, tenho cebolinha, ora pro nobis, alface, tomatinhos e outras coisinhas. É muito bom morar em casa que tem quintal grande.
Valeu as dicas.
Beijos.

Interflores disse...

Nossa que legal Lilian, é muito bom ter em seu quintal coisas que tragam benefícios a você!! Continue sempre visitando nosso blog!! Adoramos a visita!!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t