Pages

sexta-feira, abril 06, 2012


Páscoa


A páscoa é uma época cheia de tradicionalismo e simbolismo para as principais religiões. Católicos, evangélicos, espíritas e judeus, ambos unem-se para celebrar a vida e libertação, enquanto muçulmanos e cristãos ortodoxos celebram a festa da primavera.

A páscoa (do hebraico passach, passagem) difundida pela cultura judaica tem um sentido histórico e outro espiritual para os judeus. O primeiro significa a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito pelas mãos de Moisés, o segundo é a liberdade espiritual de culto e credo. Os islâmicos celebram a festa da primavera também vista em culturas pagãs realisando sacrifício de carneiros, geralmente é costume dessa festa pintar ovos cozidos de cores diversas e decorá-los com desenhos e formas abstratas, ainda é muito realizado em alguns países, que logo foi substituído por ovos de chocolates. É bom saber que ovos de páscoa não se encontram na tradições bíblicas, essa práticas são realizadas em alguns cultos pagãos em alusão a Deus Ishtar ou Astarte a senhora da felicidade e renascimento, assim pintando lebres e ovos em tributo a essas deidades.


Católicos, evangélicos e espíritas celebram a páscoa com o mesmo significado do amor e da doação ao próximo lembrando o sacrifício de Cristo na cruz, de maneira a comemorar que o tempo de sacrifícios e sangue já não seja mais realizado, pois Cristo é o próprio Cordeiro de Deus que vem para salvar, libertar e abolir a escravidão de seu povo, dando o cumprimento da palavra de Deus, sendo o próprio Criador se sacrificando pela humanidade em prol do amor e da união, é um momento de reflexão da passagem de Jesus na terra, no contexto do amor, perdão e da resignação e da sublime realidade da eternidade onde os homens se unificam a seu Deus diante do perpétuo sacrifício de amor.


No mundo moderno, essa data é vista como um dos períodos mais comerciais do ano, onde a busca por ovos de páscoa e derivados do chocolate é enorme, e não são somente doces, presentes como roupas, jóias, viagens e flores são muito procurados nesse período. Época de grande capacidade de marketing, feriado muito aguardado por crianças e adultos.

É fácil, pergunte o que a páscoa significa hoje em dia a uma criança. Muitas vão dizer que é dia de presentes, de comer muito mais muito chocolate. As tradições da páscoa descritas acima estão cada vez sendo mais esquecidas, é realmente uma data universal para aqueles que amam as tradições e para aqueles que presenteiam com chocolates, presente e flores mas jamais esqueçam que essa data ultrapassa qualquer tendência moderna, deixe um minutinho desse dia para reflexão do amor próprio e coletivo do perdão, da cumplicidade e do respeito ao próximo, pois já diz o nome: páscoa (Passagem) que tudo que te prejudica fique para traz e que só prevaleça a prosperidade em nosso lar.



FELIZ PÁSCOA
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t