Pages

domingo, março 11, 2012


O que acontece no nosso corpo quando estamos apaixonados?

Química do amor... Geralmente não nos importamos muito com a forma que nos apaixonamos, o que interessa realmente é estar apaixonado e saber o que fazer para que esse sentimento dure o maior tempo possível.

Estar apaixonado é o sentimento mais gratificante que existe, principalmente quando essa paixão e retribuída.
Os sintomas da paixão: o coração bate mais forte e muito mais rápido, como se fosse saltar pra fora do peito e você tende a suar com muita facilidade, não consegue dormir direito, vê a pessoa em todos os lugares como se ela estivesse por perto, perde o apetite, fica vermelho na hora que encontra o alvo de sua paixão e sente o famoso friozinho na barriga.
A ciência confirma que o friozinho na barriga é causado por reações químicas acontecendo dentro de nosso corpo, sem o nosso controle. A Dopamina, junto com a Neuroepinefrina e a Pleniletilamina são produzidas pelo cérebro e dependendo da intensidade e da freqüência, o sentimento é mais forte ou mais fraco. São exatamente elas que fazem com que você só tenha olhos para sua paixão, e não enxergue mais ninguém na sua frente, nem nos seus pensamentos existe lugar para outras pessoas.
Quando você está apaixonado, se pega várias vezes no dia pensando e imaginando a pessoa, até suas tarefas pendentes podem ser esquecidas.
Nos primeiros estágios da paixão, você tem uma quantidade muito grande de Serotonina em seu corpo - que é bem semelhante aos níveis de pessoas obsessivas ou bem compulsivas.
Mesmo que esse estado não seja muito romântico, ele explica algumas coisas, não é mesmo?
Quando o romance já está mais adiante, ou seja, avançado, é a oxitocina quem facilita a identificação com o outro e a criação de laços estreitos. Esse hormônio é o mesmo que fortalece a relação de mãe e filho.

Mas por incrível que pareça, a flecha do cupido dura entre 12 e 48 meses, tempo necessário para fortalecer uma união. Os dois já começam a se enxergar como realmente são e aí surge o verdadeiro amor! Este segundo, mais sólido, firme e forte que a paixão.
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t