Pages

quarta-feira, abril 11, 2012


Como transformar lixo orgânico em adubo?


Já faz algum tempo que os conselhos municipais e federais realizam palestras de conscientização de reciclagem de materiais orgânicos e inorgânicos, com a reciclagem do lixo inorgânico é possível produzir brinquedos, confecção de roupas, móveis e outras utilidades.


Agora é muito comum agricultores e cidadãos da zona rural reutilizarem lixos orgânicos (resíduos alimentares) para a adubagem de plantas, hortas, e na alimentação de animais. Além de tudo isso, o lixo orgânico tem eficácia na nutrição da terra deixando-a boa para plantação pois o lixo orgânico em seu estado crítico libera gases causando uma fermentação a base de oxigênio, deixando a terra mais fofa e lubrificada.


O adubo orgânico é eficaz no auxilio do plantio de espécies difíceis de adaptação, é bom para a colocação de jardinagem e paisagismo. O preparo do adubo orgânico é simples, vejam:

Faça um buraco na terra.

Vá tirando o lixo orgânico (borra de café, casca de ovos, restos de fruta e verduras, bolos de cabelos que ficam no pente e excrementos de animais)

Depois disso pegue varias folhas e galhos secos e cubra o buraco onde está o lixo orgânico. Tampe com uma chapa de lata ou algo semelhante que abafe e junte calor para acelerar o processo, assim espere alguns meses de acordo com a intensidade do calor, para que tudo vá se degradando.


Vimos a importância da reutilização de lixo orgânico e a utilidade que eles têm, além de não causar problemas, nem deturpar a natureza, você pode tirar desse lixo o alimento proveniente do plantio e também deixar seu espaço mais bonito na realização de jardins.

Faça uma experiência. Tente!
2 Comentários

2 comentários:

lilian disse...

PARABÉNS AO BLOG pela iniciativa de ensinar as pessoas um método muito eficaz, minha mãe também faz isso para adubar as hortas de casa e o resultado é pé de couve com quase um metro e meio, cebolinhas e até flores crescendo saudável e radiante.
AMEI MUUUUUITO!
Beijos.

Interflores disse...

É... fizemos este post para incentivar as pessoas reaproveitar o lixo orgânico para adubar!! Que bom que gostou! obrigada pela visita, indique nosso site para suas amigas também! Beijos=]

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t