Pages

sábado, abril 21, 2012


Orquídeas - Conheça as principais espécies e segredos de cultivo


As orquídeas fascinam os homens desde a antiguidade, eram utilizadas antigamente em poções curativas, como afrodisíacos, para decoração e também em bases de superstições. 
Realmente, as orquídeas são plantas de uma beleza incomensurável, em qualquer lugar da sua casa, uma flor dessas faz toda diferença em um ambiente.


O cultivo dela exige muito cuidado e atenção pois requer alguns padrões básicos. É um erro plantar orquídeas na terra, apesar de muitas espécies se adequarem muito bem nesse elemento, mais de setenta não sobrevivem em lugares com a umidade excessiva proporcionada pela terra. Em geral, não se pode colocá-las em vasos e pratos pois resultam também em excesso de umidade. Suas raízes devem estar sempre regadas para que a planta possa respirar.


Uma coisa é certa: orquídeas não são plantas frágeis e delicadas como muitos dizem, pelo contrário, elas são extremamente resistentes e podem sobreviver durante dias fora do abstrato. É lindo explorar as composições de orquídeas. Elas são maravilhosas! Sejam em grupo ou solitárias, são um charme só! Não deixe de ter a sua, veremos agora os quatro principais gêneros de orquídeas.


OS QUATROS PRINCIPAIS GÊNEROS

Dendrobium:

É o tipo mais popular e a mais fácil de encontrar. Tem várias pequenas flores que nascem no mesmo ramo, dando a impressão do galho estar colorido. Por ser tão fácil de encontrar, ela é mais barata e pode ser encontrada até por 10 reais durante exposições.


Paphiopedilum:

É a mais cara por ser apreciada por pesquisadores da planta, denominados orquidófilos. Uma planta dessa pode chegar a 40 mil reais durante concursos internacionais promovidos por orquidófilos, são oitenta no total que compõe esse gênero.



Cattleya:

As plantas que representam este sobrevivente possuem flores grandes, elas podem chegar até 20 centímetros de diâmetro. As cores são incontáveis e as principais são o branco, o rosa e o amarelo. Embora floresça uma vez no ano, a flor consegue durar 15 dias, o que é um tempo considerado longo pelos especialistas.


Vanilla:

Esse gênero que compreende as orquídeas é de onde é extraída a baunilha. Este fruto é retirado de vagens, e o natural é bem suave, com um aroma inconfundível, diferentemente da baunilha industrial que perde a verdadeira essência. Assim comprovamos que as orquídeas são muito úteis e de muito bom gosto.


Como vimos, as orquídeas são variadas, tanto no preço como nas cores e formatos, são lindas, perfeitas para decorar e presentear. Seja bem-vindo ao mundo das orquídeas.
4 Comentários

4 comentários:

ABC com a MAMÃE disse...

Eu sou apaixonada por orquideas, sao as flores mais belas e exuberantes que existem, lindo post.

Interflores disse...

Olá Reh... Que bom que gostou do post! Obrigada pela visita em nosso blog e pela opinião dada!! Beijos *--*

lilian disse...

Realmente as orquídeas fascinam todo mundo, até mesmo quem não é muito fã de plantas.
Felizmente fui criada no meio de hortas, flores e plantas, e aqui em casa todo mundo ama flores. Minha irmã é louca com orquídeas e vou logo pedir pra ela dar uma passadinha por aqui.
Beijos.

Interflores disse...

Muito obrigada pela visita Lilian, recomende para sua irmã e para suas amigas o nosso blog... suas sugestões são bem importantes a nós!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t